A água é um dos recursos naturais mais afetados pelas alterações climáticas. Efetivamente, as alterações climáticas projetadas para o município de Loulé indicam que o município se irá deparar com a diminuição da precipitação média anual assim como com o aumento da precipitação intensa em períodos curtos, que podem originar cheias e inundações rápidas. As ondas de calor serão cada vez mais frequentes e intensas, assim como os períodos de seca, que aumentarão a sua intensidade e frequência.
É assim fundamental apostar numa gestão mais eficiente e sustentável do setor dos recursos hídricos e na prevenção de situações de escassez.
O Município de Loulé encontra-se a elaborar o Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca que, de acordo com a EMAAC de Loulé, pretende garantir um planeamento atempado, com o intuito de minimizar os impactos e consequências associados a situações de seca e definir mecanismos de alerta e informação à população.
Aprovação da candidatura “Loulé Adapta + Educação para a Sustentabilidade do Uso da Água” pelo Fundo Ambiental, do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, com um cofinanciamento de cerca de 40 mil euros para promover o uso eficiente da água no Município.
A campanha "Aqui Cuidamos da Água" resulta da prioridade assumida pela Câmara Municipal de Loulé no que se refere à gestão e ao uso sustentável da água, e inclui diversas vertentes direcionadas para diferentes públicos-alvo. Com o intuito de abordar a problemática dos recursos hídricos, a sua gestão a nível nacional e local e as diferentes formas de como podemos contribuir para a gestão sustentável deste importante recurso natural, encontram-se em curso diversas iniciativas das quais se destacam os concursos dirigidos à comunidade escolar e a oferta, por parte do Município de Loulé, de cantis reutilizáveis a todos os seus funcionários, como incentivo ao consumo de água da torneira.
Smart Irrigation System by Infralobo: Sistema de rega inteligente associado a uma estação meteorológica que torna possível a programação e o controlo remoto dos dispositivos de rega, que permite à Infralobo, E.M. poupar até 40% no custo da água e até 30% em energia.
O Sistema de Rega Eficiente IQ foi implementado na totalidade de áreas de jardins geridos pela empresa municipal Infraquinta. Este sistema inovador permite uma redução significativa de custos energéticos e de consumo de água, ao monitorizar, analisar, controlar e gerir remotamente toda a água utilizada, garantindo o aproveitamento e reaproveitamento de água de várias fontes, incluindo da chuva, e a eliminação do desperdício. Por outro lado, este sistema irá permitir gerir as três origens de água existentes neste território (água residual tratada, água de captação subterrânea e água de abastecimento), nomeadamente com um mecanismo de alerta em caso de rutura ou de anomalia.