No contexto das alterações climáticas, e tendo em conta as metas do Acordo de Paris, é fundamental apostar na descarbonização da economia e na transição energética das cidades para fontes de energias mais limpas e eficientes.
As autarquias, enquanto entidades gestoras de um considerável número de edifícios e equipamentos, têm um papel fundamental na promoção da sustentabilidade energética. Neste âmbito, um planeamento energético eficaz irá permitir otimizar a prestação de serviços e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, quer pela redução dos custos com os consumos energéticos, quer pela redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE).
O projeto da Comunidade Energética Escolar surgiu no âmbito do Grupo de Trabalho de Energia do Conselho Local de Acompanhamento da Ação Climática do Município de Loulé, e visa a produção de energia renovável nas escolas, sobretudo para autoconsumo, incluindo uma componente pedagógica.
O projeto-piloto da Comunidade Energética Escolar foi implementado em agosto de 2019 na Escola Prof. Sebastião Teixeira, em Salir, com a instalação de uma unidade de produção fotovoltaica e tendo arrancado no ano letivo 2020/2021 as ações de capacitação para toda a comunidade escolar. As ações realizadas permitiram formar e sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância das questões relacionadas com a eficiência energética e hídrica e a produção descentralizada de energia, o que permitiu aos alunos realizarem uma “auditoria energética e hídrica simplificada” na escola, tendo no final do ano letivo os resultados sido apresentados pelos alunos a toda a comunidade escolar. No decorrer da Semana do Clima de 2022, o município procedeu à implementação de uma das medidas propostas (colocação de redutores de caudal nas torneiras da escola).
O projeto da Comunidade Energética Escolar encontra-se em expansão para as restantes escolas do concelho, abrangendo neste momento 35 escolas do concelho e tendo uma potência instalada de cerca de 934 kWp, permitindo a produção de cerca de 1 530 MWh por ano e evitando a emissão de cerca de 390 toneladas de CO2 por ano.
O projeto da Comunidade Energética Escolar foi reconhecido como uma Menção Honrosa no concurso Prémio ODS Local - Boa Prática Individual 2022 da Plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para saber mais sobre este projeto veja este vídeo.