A mobilidade é um dos principais desafios dos centros urbanos. De acordo com a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Pedonal 2030, ao longo da última década tem-se consolidado a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade à medida que as alterações climáticas se agravam, o congestionamento de tráfego se intensifica, a qualidade do ar piora e a sinistralidade rodoviária aumenta.
Segundo o Plano Nacional Energia e Clima 2030 (PNEC 2030), o setor dos Transportes é o setor que mais energia consome em Portugal. Estabelecendo como meta para 2030, uma redução de emissões de GEE no setor dos transportes na ordem dos -40%, face a 2005, o PNEC 2030 institui como um dos seus principais objetivos “Promover a Mobilidade Sustentável”, através da transferência modal e de um melhor funcionamento das redes de transporte coletivo, promovendo a mobilidade elétrica e ativa, bem como os serviços de partilha de veículos e o uso de combustíveis alternativos limpos.
Nesta ótica, é necessário encontrar alternativas à utilização do transporte individual motorizado, sendo cada vez mais relevante a transferência modal para o transporte coletivo e, sempre que possível, a complementaridade com meios suaves de transporte (como a bicicleta ou andar a pé), criando assim uma mudança do estilo de vida com ganhos significativos também para a condição física e melhoria global da saúde individual.
A gestão da mobilidade assume especial importância a nível local, sendo no âmbito da competência municipal que se definem e implementam algumas das medidas mais relevantes, nomeadamente na adaptação do espaço urbano aos modos suaves de mobilidade. Neste contexto, o município de Loulé tem vindo a implementar medidas que se encontram alinhadas com a política de ação climática e salvaguarda ambiental, onde se destacam:
Com o objetivo de promover a mobilidade ciclável, o município de Loulé tem apostado no desenvolvimento e implementação de projetos de requalificação urbana e remodelação de espaço público, integrando soluções de infraestrutura de rede ciclável (pistas cicláveis, passeios partilhados, ciclovias uni e bidirecionais, parqueamento de bicicletas, etc.) que contribuam para a dinamização e promoção da utilização da bicicleta nas deslocações urbanas diárias. Em todos os projetos e obras desenvolvidas procura-se dar cumprimento aos documentos de planeamento de mobilidade sustentável do concelho e zonas urbanas, seguindo as boas práticas e instruções técnicas existentes, com vista ao desenvolvimento de uma rede ciclável urbana segura, conectada, legível e com bons níveis de utilização. Para efeitos de monitorização, e sempre que possível, são instalados dispositivos de contagem de passagem de bicicletas como forma de obtenção de resultados, aferição da utilização da infraestrutura e acompanhamento da sua performance.
A implementação de zonas para parqueamento de bicicletas, cumprindo as normas técnicas definidas para segurança e utilidade, dotando o espaço público urbano e equipamentos municipais de infraestruturas que possibilitem e apoiem a dinamização da utilização da bicicleta em percursos diários de mobilidade urbana.
Em especial nas escolas, além dos parqueamentos de bicicletas, foram instalados equipamentos de apoio à manutenção diária das bicicletas com peças/acessórios básicos de oficina e bombas para encher os pneus.