O projeto ‘DESAFIO ALFArroba’ é fruto de uma colaboração entre a Escola EB2,3 Dr. António de Sousa Agostinho (Almancil), a Câmara Municipal de Loulé (CML), a Junta de Freguesia de Almancil (JFA) e a Universidade do Algarve (UAlg).
Este projeto visa envolver os jovens na missão de ‘Ação Climática e Salvaguarda Ambiental’, sensibilizando-os para a importância das Soluções Baseadas na Natureza, para a descarbonização das zonas urbanas, e incentivando-os a adotar comportamentos ambientalmente mais responsáveis e sustentáveis.
O projeto arrancou no dia 23 de junho de 2021, na referida escola, com a atribuição de alfarrobeiras jovens aos alunos de 6 turmas que frequentavam o 8.º ano de escolaridade.
Pretendeu-se que cada aluno cuidasse da respetiva árvore durante as férias de verão desse ano, monitorizasse o seu desenvolvimento, documentasse essa experiência de forma imaterial (através de uma ferramenta disponibilizada online) e, com o apoio de técnicos da CML, plantasse a respetiva árvore num local apropriado na freguesia de Almancil, o qual seria posteriormente georreferenciado para permitir a monitorização futura do desenvolvimento da árvore.
Das 106 alfarrobeiras atribuídas, as que se desenvolveram foram plantadas e georreferenciadas nos dias 09 e 10 de novembro de 2021.
Hoje, DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE, destacamos a atividade ocorrida na passada semana, dia 19 de maio de 2022, no âmbito da celebração da ‘Semana do Clima 2022’, em concreto a entrega dos certificados aos participantes do DESAFIO ALFArroba, entrega realizada pelo Presidente Vítor Aleixo, acompanhado pelo Vereador Carlos Carmo, pela Diretora do Agrupamento Maria Militão, pela representante da Junta de Freguesia de Almancil Dora Olival e pelo exemplar corpo docente que acompanhou este projeto.
Também marcaram presença neste momento a Senhora Vereadora Marylin Zacarias, o Senhor Diretor Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Júlio de Sousa e um grupo de técnicos da área de Ambiente e Ação Climática do Município.
Recorde-se que a alfarrobeira é um excelente aliado na mitigação e adaptação às alterações climáticas, pois tem uma baixa inflamabilidade/combustibilidade (resistência ao fogo), é capaz de subsistir em solos pobres sob escassez de água, cria boas zonas de sombra e arrefecimento da temperatura ambiente e contribui para o sequestro do dióxido de carbono atmosférico (CO2) – estima-se que 1 hectare com cerca de 120 alfarrobeiras adultas tem a capacidade para sequestrar cerca de 15 toneladas de CO2e por ano.
Pretende-se dar continuidade a este projeto, através da avaliação/quantificação dos serviços dos ecossistemas fornecidos por cada uma das alfarrobeiras plantadas, e replicando-o noutras escolas do concelho de Loulé.
Cada aluno participante neste Desafio, foi presenteado com uma escova de dentes em bambu da marca Loulé Adapta.