Notícias

Escola EB23 de Salir venceu o 3º lugar do concurso Energy Up com o projeto Comunidade Energética Escolar

26 mai 2021

Este prémio significa o reconhecimento do projeto ligado à energia que traz impacto real à sociedade e que desafia os alunos a serem parte ativa desta missão.

No passado dia 25 de maio, a Fundação GALP, anunciou com os seus parceiros, APA, ADENE, DGEG e DGE e Quercus, o resultado do concurso - ENERGY UP - acessível a todas as escolas do ensino básico e secundário em Portugal, para distinguir as escolas portuguesas, que têm investido na sustentabilidade da comunidade escolar.

 Das cerca de 60 candidaturas, referentes a agrupamentos escolares de todo o país, das quais 7 no Algarve, destacam-se os seguintes vencedores:

 Em primeiro lugar ao projeto SmartAir, apresentado pelo Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, no distrito de Aveiro, relacionado com a promoção da mobilidade sustentável, sensibilizando os cidadãos do município para o uso de bicicletas, realizando campanhas de sensibilização, e pressionando para a melhoria dos acessos para o uso de meios não poluentes

 Em segunda posição ficou o projeto Árvores Solar, apresentado pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate, em Viana do Castelo, que consiste na criação de um banco de jardim, instalado na escola, que permite o carregamento de dispositivos eletrónicos com recurso a energia solar.

 Em terceiro lugar, com um valor de mil euros em apoios + sessão de sensibilização ambiental pela Quercus, coube ao projeto Comunidade Energética Escolar, da Escola Professor Sebastião Teixeira, em Salir, do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, de Loulé, projeto desenvolvido com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

 Este projeto incide sobre a sensibilização e promoção da transição energética e a descarbonização do parque escolar através da produção fotovoltaica para autoconsumo. O júri considerou este trabalho muito completo, pela sua génese e capacidade de ser extrapolado para outros equipamentos escolares.

Foram ainda distinguidos mais dois projetos, O Futuro Está no Presente, promovido pelo Agrupamento de Escolas Cardosos Lopes, na Amadora, e o Luz Verde, do Instituto Nun"Alvres, em Santo Tirso, que serão presenteados com uma ação de sensibilização ambiental ministrada pela Quercus.