Notícias

Iniciativa de Reflorestação - Sítio do Azinhal (Alte)

13 jan 2023

Com vista a compensar as emissões de CO2 de voos, o Grupo Parlamentar Europeu ‘Os Verdes| Aliança Livre Europeia’ (GV|ALE) propôs, em 2022, à Câmara Municipal de Loulé (CML), financiar a realização de uma iniciativa de plantação/reflorestação com árvores e arbustos autóctones (e a respetiva manutenção por um período mínimo de dois anos), num terreno de propriedade municipal.

A CML, no âmbito da sua política de Ação Climática e Salvaguarda Ambiental, consubstanciada pela ‘Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé’ (2016), pelo ‘Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Loulé’ (2017), pelo ‘Plano Municipal de Ação Climática de Loulé’ (2022), e pela ‘Agenda de Sustentabilidade – Floresta, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do Concelho de Loulé 20-25’, prioriza o reforço dos espaços verdes públicos, com destaque para o desenvolvimento de iniciativas de plantação/reflorestação com espécies autóctones, envolvendo a comunidade e apelando à sua participação na proteção e preservação das florestas e dos espaços verdes urbanos.

O GV|ALE encontra-se comprometido na proteção do clima e do ambiente, designadamente debatendo-se para que a União Europeia (UE) e os Estados Membros regulem o setor florestal e definam uma gestão verdadeiramente sustentável da floresta, protejam a área florestal primária que ainda existe na UE, definam metas para o restauro dos ecossistemas florestais, e produzam e apliquem legislação que minimize a contribuição da UE para a desflorestação e destruição das florestas a nível mundial.

Assim, a proposta apresentada pelo GV|ALE foi acolhida pela CML, tendo ambas as entidades unido esforços para a concretizar, assim que a situação de seca que afetou gravemente o território continental em 2022 evoluísse favoravelmente, de modo a possibilitar a sobrevivência/manutenção das espécies a plantar.

Com a colaboração da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão (APFSC), realizou-se no dia 13 de janeiro de 2023, a plantação de cerca de 112 medronheiros na parte sul (5852 m2) de um terreno de propriedade municipal, localizado no sítio do Azinhal (Freguesia de Alte). A APFSC encarregar-se-á da plantação de cerca de 58 alfarrobeiras nesta área, bem como da beneficiação do sobreiral já existente na parte norte do terreno (5050 m2) e da posterior manutenção da área reflorestada, pelo período mínimo de dois anos.

Para além de elementos da CML e do GV|ALE, também a Escola Profissional Cândido Guerreiro – Escola Profissional de Alte participou nesta iniciativa, com docentes, técnicos, 10 alunos da turma mais envolvida no projeto FertiAlte - Unidade de Compostagem Aeróbica de Alte (os quais tiveram a oportunidade de aplicar nesta iniciativa algum do composto produzido no âmbito do projeto), e 2 alunos que representam as turmas mais diretamente envolvidas no projeto ‘Escola Embaixadora do Parlamento Europeu’.

A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve e a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve também marcaram presença nesta iniciativa.

Estima-se que esta iniciativa promova, entre outros benefícios, a fixação do CO2 atmosférico, a retenção de água no solo e a biodiversidade.

Mais informações consultar: https://www.franciscoguerreiro.eu/pt/noticia/eurodeputado-francisco-guerreiro-participa-em-reflorestacao-de-arvores-autoctones-em-loule