Notícias

Loulé inicia trabalho no âmbito da Agenda Urbana para a UE

05 jul 2017

O Município de Loulé iniciou, nos passados dias 3 e 4 de julho em Bruxelas, a sua participação na Agenda Urbana para a União Europeia na qual se encontra como membro parceiro do tema Adaptação Climática.

A Agenda Urbana para a União Europeia surge de forma a concretizar plenamente o potencial da União Europeia e a cumprir os seus objectivos estratégicos, envolvendo as Autoridades Urbanas de modo a alcançar uma Melhor Regulação, um Melhor Financiamento e um Melhor Conhecimento.

Neste momento existem apenas 5 municípios portugueses a participar na Agenda Urbana, participando cada um num grupo de trabalho focado numa temática diferente. Para além de Loulé que trabalha como membro parceiro no tema “Adaptação Climática”, o município de Águeda trabalha na temática “Uso Sustentável do solo e soluções baseadas na natureza”, o município de Lisboa na temática “Transição digital”, o município do Porto na temática “Economia circular” e o município de Torres Vedras na temática “Mobilidade urbana”. Para além dos municípios a Agenda Urbana também conta com a participação de 2 organismos da Administração Central, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e do Vale do Tejo (CCDR – LVT).

Cada uma destas parcerias envolve numa base voluntária e de igualdade, as cidades, os Estados-Membros, a Comissão Europeia e organizações não-governamentais (ONGs), trabalhando em conjunto no desenvolvimento e na implementação de ações concretas para enfrentar com êxito os desafios que se apresentam às cidades, levando a um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.